quarta-feira, 16 de abril de 2008

BENZENO

O que é Benzeno e sua utilização?

O benzeno é um hidrocarboneto aromático que se apresenta em estado líquido, incolor e estável, à temperatura ambiente e pressão atmosférica normal, com odor característico dos aromáticos. É lipossolúvel, pouco solúvel em água, mas mistura-se bem com a maioria dos solventes orgânicos (álcool, clorofórmio, éter e acetona) .
O benzeno é um solvente orgânico que foi largamente utilizado no processo produtivo no Brasil, até a década passada, tendo alcançado o seu pico de produção industrial no início dos anos 80. A implantação dos polos petroquímicos, principalmente a partir dos anos 70, resultou no aumento substantivo da produção de benzeno de origem petroquímica, originário da síntese dos alcanos do petróleo, provocando diminuição na utilização industrial do benzeno carboquímico, proveniente da cocção do carvão mineral, nas coquerias das siderurgias.
O benzeno hoje em dia é utilizado como matéria-prima dentro da própria indústria petroquímica, na síntese de substâncias químicas básicas que são utilizadas, por sua vez, em vasta quantidade de produtos industriais. O benzeno carboquímico, cuja utilização industrial é cada vez menor, está presente na composição do gás de coqueria, denominado BTX (benzeno, tolueno, xileno) que é utilizado como fonte energética na siderurgia.
No setor sucroalcooleiro, o benzeno é utilizado para a produção do álcool anidro. As destilarias de álcool anidro são responsáveis pelo maior consumo identificável de benzeno, excluindo-se as atividades de síntese acima referidas ( ).
Há a possibilidade de se encontrar benzeno em concentrações acima do permitido por lei em solventes e produtos formulados utilizados em indústrias gráficas, de calçados e couros, de tintas e vernizes, em oficinas mecânicas e serviços de pintura( ).
Finalmente, o benzeno também pode ser encontrado na gasolina automotiva e em outros combustíveis como impureza ou componente de misturas carburantes, ampliando o espectro de exposições ocupacionais e não-ocupacionais.

Qual é a definição de Intoxicação Ocupacional pelo Benzeno?

Como todo quadro clínico de manifestação aguda ou crônica decorrente de exposição ocupacional ao agente, por tempo e dose suficientes, sem proteção adequada, para a caracterização do nexo causal, em conjunto com a constelação de sintomas, sinais e dados laboratoriais compatíveis com a doença.
A intoxicação humana pelo benzeno pode ocorrer por três vias de absorção: respiratória (aspiração por vapores), cutânea e digestiva. A via respiratória é a principal, do ponto de vista toxicológico, sendo retido 46% do benzeno inalado. Uma vez absorvido, quase imediatamente é eliminado, em 50%, pelos pulmões. O benzeno que permanece no corpo, distribui-se por vários tecidos. Na intoxicação aguda, a maior parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica permanece na medula óssea (40%), no fígado (43%) e nos tecidos gordurosos (10%). Após sua absorção, parte do benzeno distribuído pelo organismo é metabolizado pelos microssomas do fígado e cerca de 30% é transformado em fenol e em derivados como pirocatecol, hidroquinona e hidroxiquinona, os quais são eliminados pela urina nas primeiras horas até 24 horas após cessada a exposição.
A exposição prolongada ao benzeno provoca diversos efeitos no organismo humano, destacando-se entre eles, a mielotoxidade, a genotoxidade e a sua ação carcinogênica. São conhecidos, ainda, efeitos sobre diversos órgãos como sistema nervoso central, e os sistemas endócrino e imunológico. No entanto, não existem sinais ou sintomas típicos da intoxicação crônica pelo benzeno. O efeito mais grave do benzeno sobre a medula óssea é a sua depressão generalizada que se manifesta como redução de eritrócitos, granulócitos, trombócitos, linfócitos e monócitos. A neutropenia e a leucopenia têm sido os sinais de efeito observados com mais freqüência entre os trabalhadores expostos ao benzeno.
É importante assinalar, ainda, que há relação causal, comprovada, entre a exposição ao benzeno e a ocorrência de leucemia, especialmente a leucemia mielóide aguda e suas variações, entre elas a eritroleucemia e a leucemia mielomonocítica.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado pela explicação! ajudou muito em meu trabalho sobre o benzeno...